domingo, junho 06, 2010

CHAPEUZINHOS COLORIDOS



"E se o Chapeuzinho não fosse vermelho?
E se o Lobo fosse bonzinho?
E se houvesse um romance entre o Caçador e a Mãe?
E se tudo fosse um plano diabólico da Avó?"

"As histórias de Chapeuzinhos Coloridos começam como o "era uma vez..." de todos os bons contos de fadas. Mas se as fábulas clássicas serviam apenas para ensinar e divertir, as histórias do livro de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta querem estimular a imaginação dos pequenos leitores.

Com uma mudancinha aqui e outra ali, os autores transformam uma história clássica em vários pontos de vistas, para crianças com as mais diferentes histórias e visões de mundo.

Em Chapeuzinhos Coloridos a heroína pode ser uma menina que sonha em ser famosa, outra que é caçadora, ou ainda outra que adora comer (e seu prato preferido é bisteca de lobo). São seis meninas diferentes e divertidas, que convidam aos leitores a inventar a sua própria maneira de ir pela estrada à fora."

O livro é realmente muito interessante. De todas as histórias, a que realmente mexeu comigo foi a da chapeuzinho preto, na qual o lobo mau é o tempo e, quando a ex-menina chega à casa da avó, já está mais amadurecida. Então, os comentários do lobo são profundos e surpreendentes para um livro supostamente infantil. Essa é mais uma prova de que a faixa etária indicada para os livros, quando existir a título de orientação, deve ser bastante flexível.

Nenhum comentário: