sexta-feira, abril 24, 2009

OS LIVROS E EU: ELO PRIMITIVO.

Estava lendo o blog de uma amiga querida (Elo Primitivo, link ao lado), quando encontrei um post que eu mesma gostaria de ter escrito (Encontros.!.). Ela narra o que acontece no aeroporto, antes do início das suas viagens: encontros nas livrarias! Fiquei espantada, pois parecia a minha própria história.

Eu também levo ao menos um livro na bagagem de mão. Tinha ao meu fácil alcance Gabriela (Jorge Amado), além de O Ididiota (Dostoievski), na mala. Não satisfeita fui à La Selva em busca de novidades e trouxe comigo a Bravo, revistas em quadrinhos para as meninas e o Saga Lusa da Adriana Calcanhotto. Assim, deixei o Jorge de lado para ficar com a Adriana no avião e em Porto de Galinhas, onde terminei o livro.

Ao ler Saga Lusa, a minha vontade era poder ter dito à autora, enquanto ela passava por sua bad trip: Amiga (a essa altura já estávamos íntimas), quer um olcadil ou prefere um frontal? Não precisa ser “no rabinho”, os comprimidos já interrompem a onda... Mas, só soube do fato quando já havia terminado.

À semelhança do que aconteceu comigo há cerca de dez anos (pânico), a A. Cacanhotto não queria tomar ansiolíticos, nem um passiflorine sequer, então, acabou ficando cara a cara com a Coisa durante um bom tempo... Deve ter sido barra muito pesada... Acho que esse foi motivo que me fez deixar a Gabriela de lado: identidade com o sofrimento alheio. Senti medo durante a leitura, medo da Coisa voltar. Mas, enfrentei-a e consegui chegar ao final sem maiores consequências. Ufa!

Voltando ao blog da Sabine, vi no mesmo post a indicação do livro A tecelã de sonhos, e pensei: se ela gostou tanto é bem provável que eu vá gostar também, já que não houve uma dica do Elo Primitivo que não valesse a pena. Então, encomendei-o via internet, já que tem havido uma boa variação de preços entre a Travessa (meu vício) e seu próprio site, além do Submarino e Americanas. Uma pena, pois adoro tocar o livro, senti-lo e levá-lo comigo, já saboreando-o na barca até colocá-lo sobre a mesinha de cabeceira, na pilha de espera.

Mais que tudo – músicas, fotografias, vinhos e cervejas – a literatura faz-se presente em minha vida: histórias entremeando a minha; autores que se transformaram em amigos, sem que me tenham sido apresentados; lembranças de viagens somadas a livros; fases e os livros que me acompanharam, enfim, é a palavra escrita o tempo inteiro ao meu lado, emocionando, fazendo rir, chorar e amar. AMO OS LIVROS!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Chris! Eu amei a Tecelã e fiquei com vontade de ler o da Adriana Calcanhoto, adoro as músicas dela. Vc já viu um filme O clube do livro? É demais... que tal fazermos um grupo assim???
As fotos da viagem estão lindas, depois quero as dicas da viagem.
Beijos,
Sabine

Luiz Vieira disse...

nossa, desleal a concorrência site-livraria! não posso nem pensar nisso!hehehe

adorei seu blog, chris! tentarei retomar o meu!
beijo,

luiz