segunda-feira, dezembro 28, 2009

LEITURA ATUAL: UM BARSILEROEM BERLIM (JOÃO UBALDO RIBEIRO)



“No Brasil, muitas vezes me queixo de que as pessoas falam alto demais, se olham, pegam, esfregam, abraçam e beijam demais. Já aqui, sinto uma espécie de privação sensorial. Penso em Montaigne, que, se não me engano, escreveu que o casamento é como uma gaiola: o passarinho que está dentro quer sair, o que está fora quer entrar. Acho que isso pode estender-se a tudo na vida, porque hoje, particularmente, eu gostaria, de ter voltado para casa com a sensação de que alguém na rua me viu, e fiquei com saudades de casa”.

(Pequenos choques – quatro anotações de um visitante distraído)

A chegada da Vilma para as festas de fim de ano deixou-me com vontade de relembrar as minhas já longinquas viagens para Alemanha, em 1997 e 2000, então, resolvi mergulhar nas crônicas do João Ubaldo sobre o período em que morou lá com sua família. Estou me divertindo com esse baiano perdido no aeroporto de "fanfu" (segundo sua filha de oito anos) e nas "platz" de Berlim. Ô Saudade...

Nenhum comentário: