sábado, fevereiro 06, 2010

Jericoacoara

Fizemos uma viagem de 4h e 30min, de Aquiraz (município vizinho de Fortaleza) a Jeri. Chegamos mortos de fome e cansados. Almoçamos no restaurante da pousada Vila Kalango e fomos até o quarto, lindo, diferente - com uns mosquiteiros caindo do teto, as camas pareciam de princesa – e acolhedor. Apaguei. Ao despertar, saí da pousada exatamente ao por-do-sol, momento em que todas as pessoas resolvem subir a duna para observar, lá de cima e de frente para o mar, o astro rei ir se escondendo lentamente, dando lugar a um negro céu repleto de estrelas.
Fiquei extasiada com a beleza do lugar. Larissa, Rafaela e eu, deambulando pelas areias, encontramos rodas de capoeira (enquanto o André fazia o mesmo em outra direção, pois havia se recusado a descansar logo que chegamos e estava descobrindo Jeri há mais tempo...) e pessoas curtindo o anoitecer naquele lugar paradisíaco.
Fizemos passeios de bugre às lagoas do Paraíso e Tatajuba. Elas foram formadas pela água da chuva, são límpidas e deliciosas para o banho. Na Paraíso, saímos de jangada, sendo puxados Por ela, depois mergulhamos bem no meio. Redes, cervejas geladas, peixes e toda a espécie de frutos do mar.
À noite, encontramos Fagner na piscina da pousada e um amigo dele nos convidou para jantar. O cantor parecia o Zeca Pagodinho cearense, tomando várias geladas conosco e cantando “atirei o pau no gato”, em ritmo de rock, para as meninas.
Jeri parece uma cidade feita de areia. Não há outro tipo de calçamento. Os meios de locomoção a motor são o pau-de-arara, o bugre, o quadriciclo e os carros com tração 4X4, ou o risco de ficar atolado é grande.
O esporte radical praticado na praia do Preá é o Kite Surf, quando o surfista é puxado por uma grande “pipa” ao vento forte, enquanto se equilibra na prancha. Os praticantes desse esporte, geralmente, ficam hospedados no Rancho do Peixe e costumam ter seus corpos bastante tatuados, como se vestissem camisetas desenhadas em si mesmos.
Um fator desagradável de Jeri é a quantidade de moscas... Na minha opinião, é o único.
Vocês podem ver minhas fotos no seguinte endereço: http://www.flickr.com/photos/antidoto-chris/

Nenhum comentário: