sábado, fevereiro 06, 2010

O CLUBE DO LIVRO


No aeroporto de Fortaleza, passeando pela "La Selva", descobri LUZIA DE MARIA e mais uma obra sobre a leitura. Comecei a degustá-lo no avião, rumo ao Rio de Janeiro e ao término das minhas férias...

SINOPSE:
"Em dezembro de 2006, o livro Sortilégios do avesso – Razão e loucura na literatura brasileira, levou Luzia de Maria a ser entrevistada por Jô Soares. Falaram deste e de outros livros seus, mas ela falou também de sua teimosa atuação na formação de leitores e daquela experiência dos anos 80. A ponte foi lançada e aqueles estudantes – agora, profissionais bem sucedidos, graduados em universidades públicas, com mestrados e doutorados – entraram em contato. Daquele encontro nasceu este livro. De forma inédita, ele relata a experiência e aponta os resultados: nele temos a visão do professor e também a dos alunos, hoje advogados, defensores públicos, engenheiros, dentistas, doutores em biologia, professores universitários e outros: 24 deles contam sua versão da história e avaliam o papel daquela leitura em suas vidas, do ponto de vista profissional e humano.

Com rara felicidade, no extenso primeiro capítulo, que ocupa metade do livro, Luzia de Maria traça um panorâmico retrato da leitura: como ela tem se tornado uma exigência deste século XXI; o seu caráter libertário e transformador; sua inegável contribuição na conquista da expressão oral e escrita; seu papel na vitalidade do cérebro; entre outros aspectos. Tudo isso com um diferencial que confere sabor e leveza ao texto – a autora ancora sua argumentação, não na pedagogia, mas na fala daqueles que ela considera os mais excepcionais leitores: os escritores.

Assim, podemos afirmar que este livro traz ainda um valor agregado: depois da convivência com Luzia de Maria e deste passeio pela obra daqueles escritores que ela elegeu como parceiros – Bernhard Schlink, Nélida Piñon, Moacyr Scliar, Mário Vargas Llosa, Italo Calvino, Todorov, Rosa Montero, Orhan Pamuk, Amós Oz, Carlos Fuentes e outros – nós, leitores, saímos de seu livro instigados pelo desejo de ler".

Nenhum comentário: