quinta-feira, agosto 31, 2006

MUDANÇAS

Há momentos em que uma mudança na vida, sacudindo tudo o que estava confortavelmente – ou nem tanto – acomodado, faz-se necessária. Não existia vislumbre de novos acontecimentos, lado profissional chato pra caramba, quando de repente, não mais que de repente, surgiu de novo a oportunidade que há dez anos eu vinha rejeitando: trabalhar em Niterói.

Possibilidade de escolha acompanhada pela dúvida. Sim ou não? E a biblioteca? E o projeto de cinema?

Eu disse sim! Perdi o medo do novo (ao menos, por enquanto) e optei: quero trabalhar em Niterói! A menos de 10 min de casa, a alguns metros da faculdade, com a possibilidade de buscar, de vez em quando, as crianças no colégio e até mesmo ir almoçar em casa.

Ainda não sei se vou ser aprovada no concurso de remoção (no Brasil inteiro e nos três ramos do MPU), mas tenho grande chance de conseguir.

Se tudo der certo e eu for trabalhar na PRM-Niterói, talvez no crime (mais novidade para mim),vou ficar muito feliz, e, ao mesmo tempo, com uma grande saudade dos amigos da PR/RJ, dos almoços na Livraria da Travessa e dos chopes na Casa Urich. É, mas pode ser que eu tenha tempo para fazer isso com mais calma, sem estresse.

Casa nova e trabalho novo (se deus quiser) chegando. Acho que esse final de ano me reserva surpresas.... Espero que sejam boas!

terça-feira, agosto 29, 2006

ESCOLA DA PONTE - PORTUGAL

Que tal entrar no Google e digitar escola da ponte?
Foi o que eu fiz, instigada pelo que ouvi do Rubem Alves, no Roda-Viva (TV Cultura - DVD - 2000). Vale a pena conferir!

Site da Escola:

Passado


"Era preciso repensar a escola, pô-la em causa. A que existia não funcionava ,os professores precisavam mais de interrogações do que de certezas. Concluímos que só pode haver um projecto quando todos se conhecem entre si e se reconhecem em objectivos comuns.

Apercebemo-nos que um dos maiores óbices ao desenvolvimento de projectos educativos consistia na prática de uma monodocência redutora que remetia os professores para o isolamento de espaços e tempos justapostos, entregues a si próprios e à crença numa especialização generalista.

Percebemos que se há alunos com dificuldades de aprendizagem, também os professores têm dificuldades de ensino.Obrigar cada um a ser um outro-igual-a todos, é negar a possibilidade de existir como pessoa livre e consciente.

A escolinha era do "plano dos centenários", tinha duas salas e cada sala a sua entrada. Grandes males, grandes remédios! Num belo dia, vá de deitar abaixo a parede que as dividia. Limpada a caliça, os putos espreitaram para o outro lado. Lá estavam meninas e meninos iguais aos do lado de cá... O buraco estava aberto e nem pensar em tapá-lo. Veio o trolha a mando da Junta de Freguesia e fez do feio buraco um belo pórtico comum a dois universos que passaram a ser um só. Onde antes estava uma parede que dividia achava-se agora uma passagem que juntava."


Presente

"Na nossa escola todos trabalham com todos. Assim, nem um aluno é aluno de um professor mas sim de todos os professores, nem um professor é professor de alguns alunos, é professor de todos os alunos. Os professores rodam pelos diferentes espaços de tempos a tempos, de modo a que possam trabalhar com todos os alunos. Por outro lado, cada uma das expressões é trabalhada por um grupo de dois professores. Como é lógico tem-se sempre o cuidado de assegurar a continuidade do trabalho que se está a desenvolver, não havendo quebras acentuadas do ambiente de trabalho.

Hoje a nossa Escola assenta na autonomia dos alunos. Apesar de estar inserida no sistema oficial de ensino, tem deparado com muitas barreiras quanto ao reconhecimento das virtualidades de uma aprendizagem alicerçada em valores como a solidariedade e a co-responsabilização dos educandos. Um modelo pedagógico que começa finalmente a servir de inspiração a outras escolas."

sexta-feira, agosto 25, 2006

MEU TERCEIRO AMOR: JOÃO GABRIEL

Parabéns!!!



Comemoração do Aniversário (08/07/06) da Vovó Selma - 19/08/06.

A festa foi adiada - por problemas de saúde na família - mas acabou acontecendo e foi uma delícia, com a presença dos parentes (próximos e distantes) e dos amigos. Adorei ! Mamãe estava numa felicidade só. Ela merece!

quinta-feira, agosto 24, 2006

Uma pedra no meio do caminho...





























STAR TREK - EPISÓDIO 70

Os estágiários não puderam comparecer, em sua totalidade, à biblioteca (em fase de nova arrumação) porque as "chefias" não liberaram no horário marcado para o início das atividades (13h), mas exigiram que estivessem de volta na hora prevista para o final (14h) ...

Resultado: o episódio de 40 min não pôde ser visto na íntegra, nem debatido.

Providências já estão sendo tomadas.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Foi lançado pela Companhia das Letras o livro de poesias inéditas do Fernando Pessoa (período:1902-1917), sendo este apenas o primeiro volume. Segue uma delas:

AMEAÇOU CHUVA. E A NEGRA
NUVEM PASSOU SEM MAIS...
TODO O MEU SER SE ALEGRA
EM ALEGRIAS IGUAIS.

NUVEM QUE PASSA... CÉU
QUE FICA E NADA DIZ...
VAZIO AZUL SEM VÉU
SOBRE A TERRA FELIZ

E A TERRA É VERDE, VERDE...
PORQUE ENTÃO MINHA VISTA
POR MEUS SONHOS SE PERDE?
DE QUE É QUE MINHA ALMA DISTA?

quinta-feira, agosto 10, 2006

A VIDA













































Nosso grupo de voluntários (Chris, Léo, Gabi, Tânia, Márcio, Paf e Fábio) deu início - efetivamente - hoje, ao Projeto Horizontes, junto aos estagiários da FIA - Fundação Infância e Adolescência, com a exibição do curta de animação " A vida - Anima Mundi III".

Foi muito gratificante poder conversar com esses adolescentes (15) - ainda tímidos, sentando nos lugares das fileiras de trás - a fim de explicar os objetivos do projeto e, depois, debatermos sobre o filme. No final, eles conseguiram expressar suas opiniões e oferecer sugestões. Saímos todos felizes e cheios de esperanças, pois a próxima reunião será realizada na nossa biblioteca, adequadamente preparada para recebê-los e com as cadeiras arrumadas em forma de círculo.

Alguns servidores apareceram para dar uma força e isso também foi legal.

Estamos preparando surpresas para os futuros encontros....

segunda-feira, agosto 07, 2006

O tempo não pára

Voltei ao trabalho hoje e, à noite, já rola faculdade. Por enquanto, tudo em paz.
Amanhã: auditoria no Hospital Geral de Bonsucesso, junto aos membros do Ministério Público do Trabalho. Estou entrando no ritmo...